Pages

23 de outubro de 2009

O Pequeno Príncipe

.
Quando eu vi essas duas notícias no G1 (e compartilhei com a Ana Clara que, para minha surpresa, obteve a mesma reação que eu) fiquei 'encantada'. Para quem sabe ou não, a obra do Pequeno Príncipe é algo que realmente me fascina. Tiro o chapéu e dou meus parabéns à pessoa que teve a brilhante idéia de 'arquitetar' uma exposição sobre este livro e seu autor. Uma idéia abstrata que com certeza deve ter ser tornado algo e instigante, atrativo, curioso e surpreendente.
Um dos melhores e mais sábios livros existentes até hoje (não é à toa que trata-se do terceiro livro mais traduzido no mundo). Um livro que não deveria ser lido e exigido apenas por candidatas à 'miss alguma coisa'. Portanto... quem nunca leu, vale a pena se aventurar nas páginas desta clássica obra escrita pelo francês Antoine de Saint-Exupéry. Admito: sou fã desse cara que soube usar as palavras e a filosofia de um modo simples e suave. Difícil citar apenas uma grande lição deste livro quando na verdade ele possui muitas. Então, selecionei aqui algumas (dentre muitas) frases que se destacam no decorrer dessa incrível história sobre um pequeno príncipe que, com sua jornada, a cada capítulo nos faz descobrir mais sobre verdades que não deveriam ser esquecidas e sempre praticadas.

"Os homens cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim e não encontram o que procuram. E, no entanto, o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa."
.
"Há vitórias que exaltam, outras que corrompem; derrotas que matam, outras que despertam."
.
"Se tu choras por ter perdido o sol, as lágrimas te impedirão de ver as estrelas."
.
“É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar”
.
“Tu julgarás a ti mesmo – respondeu-lhe o rei – É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio.”
.
“O que torna belo o deserto – disse o principezinho – é que ele esconde um poço em algum lugar.”
.
“Os homens – disse o pequeno príncipe – embarcam nos trens, mas já não sabem mais o que procuram. Então eles se agitam, sem saber pra onde ir. (...) E isso não leva a nada...”
.
"A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa-. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm amigos."
.
" Se tu vens por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais me sentirei feliz. Ás quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens por exemplo a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração...É preciso criar rituais."
.
"Agora vou contar-te um segredo: Nós só podemos ver perfeitamente com o coração; o que é essencial é invisível aos olhos. Os homens têm esquecido esta verdade. Mas tu não deve esquecê-la. Tu tornas-te eternamente responsável por tudo aquilo que cativas."
.
"As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu, porém, terás estrelas como ninguém... Quando olhares o céu de noite, porque habitarei uma delas, porque numa delas estarei rindo, então será como se todas as estrelas te rissem."
.
.
.
~> Este livro é também um teste. É o verdadeiro desenho número 1. Se não o quiseres compreender, se não te interessares pelo seu drama, aqui fica a sentença do Príncipe:
"Tu não és um homem de verdade. Tu não passas de um cogumelo!" (Trecho Extraído da Nota de Introdução).

1 comentários:

NETTO, Matheus disse...

com certeza uma grande obra..
bjs

Postar um comentário